Cooperação com a comunidade local
Promover atividades sociais na cidade de Baía Formosa sempre foi uma parte importante da estratégia da Gremi International para o projeto "Arteco Estrela". O desenvolvimento social combinado com o crescimento econômico resultante do desenvolvimento dos resorts proporcionará melhor qualidade de vida para a região.
O Festival Internacional de Cinema (FINC) é um evento anual criado pelo Greg Hajdarowicz, fundador da Gremi International. Centrado em curtas-metragens, oferece um importante impulso para os cineastas locais e tem reunido pessoas interessadas na indústria cinematográfica ao longo dos últimos treze anos. O vencedor da Competição de Filmes de Um Minuto participa com o seu filme vencedor no Festival Mastercard Off Camera em Cracóvia.
Eventos esportivos, como competições de vôlei de praia e eventos de corrida, são organizados em cooperação com associações locais.
A proteção ambiental e os cuidados com a natureza são essenciais para um cenário tão paradisíaco. A Gremi International inscreveu a Baía Formosa no movimento Clean Up The World (Limpeza do Mundo) e organiza, periodicamente, eventos de limpeza de praias com participação de escolas e instituiçoes locais.
FINC - video
FINC - integração com a comunidade local
O Festival Internacional de Cinema Baía Formosa (FINC) é um evento anual criado pelo Greg Hajdarowicz, fundador da Gremi International. Este evento oferece importantes incentivos aos cineastas locais e tem reunido pessoas interessadas na indústria cinematográfica ao longo dos últimos treze anos. O vencedor da Competição de Filmes de Um Minuto participa no Festival Off Camera em Cracóvia.
Desde sua criação, o festival posiciona-se como um dos principais festivais de cinema do RN, despertando interesse no ramo audiovisual e atraindo turistas para a região. Um dos objetivos do festival é desenvolver um espírito de identidade entre a população local. Em 2017, o FINC realizou o primeiro workshop de voluntariado, incentivando os estudantes para aperfeiçoar suas habilidades de trabalho em equipe e a refletir sobre a importância do seu envolvimento.
O projeto fotográfico "Levante a sua cabeça Princesa"
Quinze mulheres da Baía Formosa, com perfis completamente diferentes, foram selecionadas para participar neste projeto. Foi-lhes pedido que escolhessem o papel dos seus sonhos no filme. Um grupo profissional de artistas preparou os trajes e interiores adequados. Cada uma das mulheres participou de uma sessão fotográfica que a transformou em sua figura de sonho.
O objetivo do projeto era provar que, independentemente das dificuldades da vida, vale a pena sonhar, porque os sonhos se tornam realidade. A exposição fotográfica, na Galeria Outdoor, foi inaugurada pela Governadora do Estado de Rio Grande do Norte a Sra. Fátima Bezerra (a única mulher governadora do Brasil na época) e visitada por milhares de pessoas. As mulheres tornaram-se personalidades locais. O projeto quebrou muitos tabus sobre a posição da mulher na sociedade, na cultura conservadora do Nordeste do Brasil.
O projeto "Pescadores"
O grupo social de pescadores constitui um cerne da Baía Formosa que, no entanto, muitas vezes se esforça para conseguir o seu sustento. O objetivo deste projeto era ajudá-los a reconquistar a sua autoestima. Destaca a sua luta heroica contra o oceano e recorda as vítimas, ao mesmo tempo honrando-os como os "pais fundadores" da cidade. O projeto, apresentado em uma galeria ao ar livre criada no porto, despertou reações extraordinárias e teve um forte impacto social. Sem dúvida, devolveu a muitos pescadores e suas famílias (cerca de 15% da população) seu sentimento de orgulho.
Esculturas
Em parceria com a Prefeitura da cidade, estamos desenvolvendo um projeto intitulado "Baía Formosa, Cidade da Arte". Até o momento, já doamos três instalações artísticas para a cidade, que são expostas em locais públicos. A Governadora do Estado inaugurou na Praça dos Pescadores o letreiro feito de aço com o nome de Baia Formosa. A cidade ganhou uma praça renovada e um letreiro iluminado que rapidamente se tornou um marco turistico local. A renovação do porto, o coração da cidade, está atualmente em andamento. É aqui que foi fundada a Baía Formosa. Uma escultura, financiada pelo projeto Arteco Estrela, criada pelo Voitek Kordecki, membro da nossa equipe, retrata duas baleias em tamanho real - uma fêmea e a sua cria - uma alegoria da maternidade. As autoridades estão trabalhando numa renovação completa do porto, além da restauração de uma igreja. Uma instalação artística com iluminação brilhante irá restituir o esplendor do centro histórico. Outro projeto permanente é de uma galeria de arte ao ar livre sobre o antigo muro de pedra na rua que leva ao porto, que já recebeu muitas exposições de fotografias e se revelou uma das atrações da cidade.
Tropical Burn
Em conformidade com a filosofia de nosso projeto decidimos, em 2019, convidar a comunidade brasileira do Burning Man para a área do projeto a fim de organizar o primeiro evento de Tropical Burn de todos os tempos. Os Dez Princípios do Burning são muito próximos à nossa filosofia. Uma forte ênfase no espírito comunitário, responsabilidade cívica, participação e, sobretudo, a proteção do meio ambiente são as prioridades do projeto. É uma honra criar esta história juntos. A primeira edição do Tropical Burn, foi assistida por várias centenas de pessoas de pelo menos 14 países, e acompanhada de enumeras instalações artísticas. Durante quatro dias, a Baía Formosa se transformou num centro de auto expressão radical. Através de workshops e encontros organizados pela comunidade BM, os moradores de Baía Formosa tiveram a oportunidade de descobrir que a proteção do meio ambiente, a liberdade artística e a participação social são ideais intemporais, compartilhadas por pessoas de todo o mundo.
Clean up the World
O projeto Arteco Estrela tem trazido várias edições da iniciativa Clean up the World para a Baía Formosa. A equipe Arteco Estrela tem feito limpeza de 6 km de praia, contando com cerca de cem alunos de escolas locais e representantes do Projeto Tamar (uma ONG de proteção de tartarugas). Mais de 500 sacos de lixo já foram coletados. A maior parte do lixo vem de grandes navios, que o despejam no oceano. A maré o leva ao litoral do Rio Grande do Norte, onde acabam nas praias locais. A praia do projeto Arteco Estrela tem uma fonte de água doce (Olho d'Água) - um fenômeno extremamente raro numa praia - e cerca de 200 ninhos de tartarugas-de-pente protegidas. A praia é regularmente limpa usando uma máquina especial. Atividades adicionais, incluindo a iniciativa Clean Up the World, têm sido organizadas para envolver a comunidade local na proteção do meio ambiente - por razões educacionais e para incentivar o envolvimento cívico. A Associação de Empresários, a Prefeitura e a Igreja Católica local organizam atividades similares. A equipe Artecco Estrela apoia a maioria delas.
Maratonas
A vida numa pequena comunidade exige um relacionamento estreito entre os seus membros. Trata-se de uma questão de integração social, mas também de desenvolvimento social e por vezes até mesmo de sobrevivência. Investir em esportes e atividades tem sido uma maneira divertida de fortalecer os laços com a comunidade local na Baía Formosa.
Estamos apoiando o projeto do maratonista Gilberto de organizar a corrida e a educação física para crianças e adolescentes. Treinam arduamente todos os dias e participam em competições locais e regionais. Corridas de rua são organizadas em Baía Formosa três vezes por ano (a Corrida dos Amigos de 8 km supervisionada pelo Gilberto e a Corrida FINC de 6 km). O FINC é uma iniciativa do projeto Arteco Estrela e faz parte das atividades de fins-de-semana do Festival de Cinema (FINC BF). Esta pitoresca corrida de 6 km começa com uma vista da baía que dá nome à cidade e segue ate a Mata Estrela, uma Reserva Privada da Mata Atlântica e em seguida até o projeto Arteco Estrela. Tornou-se popular entre os corredores locais e regionais, assim como entre os visitantes da cidade durante o Festival de Cinema.
Regata de Jangadas
A Regata de Jangadas tem sido organizada, sem uma data fixa, pela comunidade de pescadores de Baía Formosa, em cooperação com as autoridades locais. Desde 2009, com o apoio de empresários locais, as autoridades têm procurado fazer da corrida um marco permanente no calendário da cidade, reconhecendo o seu valor cultural e destacando a força dos pescadores destemidos que fazem apostas ao voltar para casa para provar quem tem o barco mais rápido. O evento conta com a presença de cerca de mil pessoas, incluindo pescadores e suas famílias, visitantes da região e moradores locais, que se encontram no porto para assistir à regata. Há prêmios para o primeiro, segundo e terceiro lugar. Nos últimos cinco anos, o projeto Arteco Estrela tem patrocinado o evento, proporcionando novas velas para 40 jangadas. Este evento torna-se mais popular a cada ano. Com os seus veleiros e jangadas de madeira artesanais, os guerreiros do mar desafiam as ondas e ventos fortes para mostrar a força e a coragem dos habitantes locais.
A Associação dos Empresários
A Associação dos Empresários de Baía Formosa (AEBF) é um grupo de empresários recém estabelecido que considera o turismo como uma vocação natural da cidade e reconhece o seu potencial para criar empregos e gerar renda. O seu objetivo é promover a Baía Formosa como um destino turístico, fortalecendo a economia local. Os membros da Associação são empresários locais, desde artesãos até pessoas que trabalham no setor imobiliário, que procuram promover esforços para desenvolver o turismo na região. Realizam igualmente campanhas ambientais centradas no desenvolvimento sustentável em parceria com as escolas e o governo local. O projeto Arteco Estrela tem sido um forte parceiro, promovendo a Associação e apoiando as suas atividades. A Associação está aberta a todos os empresários e cidadãos que queiram contribuir para a melhoria de sua comunidade, uma atitude que apoia o desenvolvimento coeso e participativo.